segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Afinal, somos todos Humanos

A unidade do gênero humano é uma idéia filosófica, religiosa e científica. De fato, o entendimento da natureza do gênero humano, assim como a sua unidade, passa por essas três possibilidades de conhecimento. São, portanto, a filosofia, a religião e a ciência, formas pelas quais o homem busca entender a si mesmo. Logo, a razão, a fé e o empirismo farão parte de todo esforço desse entendimento.

Desde a antiguidade, mais especificamente a partir de Sócrates, os filósofos buscam entender o que vem a ser o homem: sua natureza, origem e destino. O “conhece a ti mesmo” foi bem o início dessa discussão. Embora não concorde com a crença panteísta dos estóicos, é fato que a negação da escravidão já reconhecida pela “antiga Stoa” (Bielefeldt, 146)1, traz luz para as evidências de uma igualdade entre os homens. O iluminismo do século XVIII também corroborou para um direito racional, uma jurisprudência moderna que herdaria a idéia do direito natural, observado desde a antiguidade.

Quanto à idéia religiosa do tema, é bom salientar que cristianismo não é, necessariamente, o Cristo, mas sim o que fizeram e fazem dos seus ensinamentos. Quero dizer que os homens traduzem muito convenientemente as palavras do Evangelho. O cristianismo que Lãs Casas chamava, em sua época, de “imperialismo cristão” (Bielefeldt, 146)2, não considera ou traduz conceitos básicos como o “amar ao próximo como a si mesmo”, máxima cristã que por si só resume a igualdade de direitos entre os homens, visto que ninguém, desse modo, faria a outro qualquer mal que não quisesse para si próprio.

A ciência já provou (apesar de correntes racistas do século XIX terem tentado o contrário) que todos os homens são iguais sob o ponto de vista da genética. Portanto, “raça”, cor, etnia etc. não constituem fatores de diferenciação quanto ao gênero humano. Apesar das alteridades, somos todos humanos!



1 Do livro “Filosofia dos Direitos Humanos” de Heiner Bielefeldt.
2 Idem

2 comentários:

  1. Alô Chico,

    Filosoficamente somos todos humanos, mas ideologicamente ainda prevalece de forma dessimulada em certos países e de forma objetiva em outros o pensamento das correntes racistas do século XIX. Hoje dois povos estão sendo deliberamente discriminados no mundo: Os Negros e os Arabes.
    Januario Garcia

    ResponderExcluir
  2. É verdade! O homem ainda não despertou totalmente, não atingiu a maturidade. Precisamos mesmo, cada vez mais, denunciar essas ideologias equivocadas. Discutir entre os amigos mais próximos num blog já é uma semente. Pensar globalmente e atuar localmente, como dizia John Lennon.

    ResponderExcluir