domingo, 6 de fevereiro de 2011

Direitos Humanos em debate

Perspectiva universalista e multiculturalista dos 
Direitos Humanos e as tradições locais 


A filósofa Martha Nussbaum afirma: “que existe uma obrigação universal de proteger os direitos fundamentais do homem e sua dignidade, assim como de reconhecer que a dignidade da mulher é igual a do homem. Se isso implica por em questionamento muitas tradições locais, ocidentais ou não, tal não tem importância, pois cada uma dessas tradições que negam esses direitos é injusta”. 

Essa afirmação de Martha Nussbaum considera a questão universal dos direitos humanos acima de qualquer cultura, religião e tradições locais. Embora a perspectiva universalista e multiculturalista dos Direitos Humanos aborde uma efetiva proteção do direito à diversidade cultural, no âmbito internacional, muitas violações desses mesmos direitos tem ocorrido em nome de uma cultura específica qualquer. No caso das religiões mulçumanas, por exemplo, as mulheres são as vítimas mais freqüentes e sofrem caladas em nome de uma tradição que historicamente a subjuga. A questão da afirmação da igualdade de gênero ainda hoje é uma questão de difícil solução. Por toda parte, em qualquer cultura, o tratamento dado às mulheres é inferior ao do homem. No ocidente, o machismo contribui para o tratamento desigual entre ambos os sexos; no oriente, em geral, o fundamentalismo religioso promove um conjunto de cerceamentos que a mulher tem que aceitar. 

É preciso refletir bastante sobre as formas, claras ou sutis, de desrespeito aos direitos fundamentais do homem, consolidados na Declaração Universal dos Direitos Humanos. A questão é saber hierarquizar os direitos para que um modo legitimado de vida não prejudique os direitos de cada indivíduo, independente de sexo, raça ou cultura.



Ouestão trabalhada numa aula de Direitos Humanos (Tema Transversal) - 2º semestre de 2010.

4 comentários:

  1. Assis,

    Estou procurando um artigo de um ex-professor meu que tem tudo a ver com essa discussão. Assim que conseguir, postarei a referência aqui.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Eliana,

    assim que postar, publico também neste blog.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Assis,

    Encontrei um site que talvez seja de seu interesse e que trata de direitos humanos: http://www.olharvirtual.ufrj.br

    Com relação ao debate sobre "o feminino", tive a oportunidade de ler o livro: Inventando o sexo: corpo e gênero dos gregos a Freud (autoria de Thomas Laquer). É uma viagem histórica acerca da biologia e a concepção de homem e de mulher.

    bjs!

    ResponderExcluir
  4. Eliana,

    obrigado pelo interesse e contribuição!

    Bjs.

    ResponderExcluir