sábado, 30 de abril de 2011

Triângulo amoroso – uma alegoria antiga de carnaval


Dizem que num carnaval distante, lá pelos lados da Grécia antiga, três amigos queridos resolveram cair na folia. Hipotenusa e catetos, ligados desde sua criação por antigo filósofo matemático, largaram mão do triângulo quadrado que formavam e saíram a cantar e a dançar, alegres e saltitantes em busca de novas sensações.
Os catetos (apaixonados que eram pela musa) resolveram lutar, cada qual, pelo amor impossível. Ambos, de características distintas (um era tímido e romântico, o outro, malandro e esperto), viam na indecisão da amada um grande desafio a vencer. Hipotenusa não sabia qual escolher. Acostumada aos dois, sempre ligados, cada qual por uma das mãos, só pensava em brincar a festa.
A paixão - ainda não platônica, pois eram tempos mais antigos - logo se mostrou impossível. Como poderiam abrir mão da missão que lhes foi confiada? Em pouco tempo, um grande alvoroço por parte dos cidadãos revelou o escândalo que ganhou mundo. Depois de tanto tentarem, perceberam que o destino os uniu num triângulo retângulo amoroso, sem o qual a trigonometria não seria possível. O meio científico, desde então, disposto a poupá-los da vergonha romântica, definiu-os, elevando-os ao quadrado, por c² = a²+b². A bela seria, então, igual à soma dos dois pretendentes.

Contam que séculos mais tarde, no início da era moderna, foram vistos nos bailes carnavalescos da commedia dell’arte tentando novamente uma definição para aquele imbróglio. Para fugirem dos olhares críticos da sociedade, esconderam-se por trás de máscaras, sob os pseudônimos Colombina, Arlequim e Pierrot.
Assim, são vistos até hoje nos dias de Momo!


Por Assis Furriel


Inspirado no poema de Eliana Pichinine:

25 comentários:

  1. Assis,

    Quanto talento!
    Estou maravilhada com o texto. Você complementou o pequeno poema "Pitagoreando" com maestria.
    O contexto do cenário histórico está encantador.
    Viva Pitágoras!

    ResponderExcluir
  2. Viva!

    Obrigado, Eliana pelas palavras de carinho.

    Sabe que eu penso que quando um tema é bom e instigante, pode-se fazer muita coisa boa com ele, esgotá-lo em todas ou quase todas as possibilidades. Isso é bom, pois nos fortalece no assunto.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Adorei e fiz um comentário no blog da Eliana já que só compreendi de fato o poema dela depois de ler o seu texto e descobrir que ambos (o poema e o texto) foram em parte resultado de um diálogo pretérito.
    Parabéns pela escrita e pela cultura histórica que despretensiosamente(digo isso porque me parece que não é a ela que o texto se prende, mas a uma reflexão de caráter mais filosófico, metafísico até, eu diria, tal como o poema da Lili)seu texto nos oferece.
    Forte abraço,
    Diana

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Diana!

    Muito bom saber que gostou do texto, assim como do blog. É verdade! A questão histórica é apenas um pano de fundo para ideias mais livres.

    Tenho tido momentos muito prazerosos, escrevendo neste espaço. E o melhor são os comentários inteligentes que acabam por gerar novas postagens e por aí vai...

    Essa história de Pitágoras começou por um comentário meu sobre o texto "A poesia e o universo feminino", publicado aqui em Dezembro passado, que por sua vez, analisava o poema "Nas ruas" de Eliana e a música "Entre a sola e o salto" do Gilbero Gil. O poema "Pitagoreando" foi um desses comentários feitos por Eliana e que me inspirou na alegoria.

    Esse exercício é muito bom!!!


    Valeu, mais uma vez

    e volte sempre! Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Você é um grande contador de estórias e adorei essa daí. Mais uma prova de que arte e ciência andam de mãos dadas. Abs.

    ResponderExcluir
  6. Valeu, Ricardo!

    Que bom que gostou.

    Nós, por aqui, "vamos vendo" sempre o seu blog.
    Gostei do Gandelman. Ele é fera! Um dos melhores! Parabéns tb!

    abração!

    ResponderExcluir
  7. Assis,
    Acho que a Diana falou e disse.Assim como você,é claro.O que eu vou dizer acredito que não seja compartilhado por muitas pessoas,na verdade,acho que é uma visão muito subjetiva,mas pra mim, um texto quando é bem estudado,refletido,analisado,dissecado, (reconheço que não é o objetivo do autor,mas do leitor)termina por apresentar tantos mil e outros mil meta/textos que a autoria ordinária parece não ser a desencadeadora das criações seguintes.Isso é o "bacana" na produção artística;o eterno produzir-se,desdobrar-se, sem desvendar-se por inteiro,possibilitando inesgotáveis leituras.Bacana,Assis, o seu estudo e a trama poética da Eliana! Adoro os dois em suas aventuras linguísticas!!! Beijo os dois! Cida

    ResponderExcluir
  8. Cida,

    tudo isso que você disse é a mais pura verdade.

    Obrigado por estar sempre por perto!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Obrigada, Cida! Adoro a sua companhia também!!!

    ResponderExcluir
  10. Assis,
    Gostei tanto que estou lendo de novo.Muito legalzinho mesmo!!!!!! Bjs Cida

    ResponderExcluir
  11. Você é demais, Cida!

    Pode ler quanto quiser. É uma honra a sua visita.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Lembrei logo do Manifesto Antropofágico, nesse caso ainda misturando ciência ao assunto. Tenho estudado na pós sobre hibridismo e seu texto foi me ilustrando isso. É adaptar algo do outro, que nem é bem do outro, que não se tem bem uma origem, mas que se reinventa sempre com as questões do passado e as necessidades do presente, tornando o futuro aberto e assim disposto, num movimento descontínuo(idéias de H. Bhabha). Adorei mesmo seu texto, tanto da apropriação, digestão e resultado final. Parabéns! Vc sempre dando orgulho!

    ResponderExcluir
  13. Obrigado, Katia,

    pelo carinho de sempre.

    É sempre bom escrever e receber comentários delicados e competentes como esses que recebo aqui no blog. Tenho aguardado mais palavras brotarem lá no seu tb!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  14. E quantas colombinas com seus arlequins e pierrots tentam, até os dias atuais, encontrar o raciocínio lógico para essa revolução interior focada na indecisão!... Misturam-se os sentimentos por entre confetes e serpentinas, e escondidos sob "máscaras vienenses" dizendo-se amor, estando-se ou não, em época carnavalesca... A paixão efusiva que é, inebria e confunde... Entretanto, qual reles mortal teria a chave do mistério a desvendar? Nem os filósofos, nem os deuses se atreveriam... Talvez sómente o tempo fosse hábil em resolver a questão. Julgar? Não nos cabe. Cabe-nos sim, sentirmo-nos maravilhados diante da sua capacidade, meu menino, de reinventar histórias com tamanha maestria, ao ponto de nos fazer sonhar, viajando pelas asas da sua imaginação, pois qual de nós um dia, não foi cateto ou hipotenusa nesta vida?... Beijo grande no seu coração!!! DEISE CORDEIRO CANDREVA

    ResponderExcluir
  15. Obrigado, Deise pela análise bacana, pela reflexão e pelo elogio.

    Você é muito generosa e amiga!

    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Tio, simplesmente. Lindo. Bjuuusss Vou visitar mais vezes seu blog. bjuuus

    ResponderExcluir
  17. Oi Dani,

    que bom que gostou. Viu como é possível que a matemática seja interessante. Sei que você não precisa que a matéria tenha mais atratativos. Você a ama por si só, mas para nós, simples mortais, que não a entendemos, essas licenças poéticas caem como uma luva. Folosofia, história, matemática e literatura tudo junto possibilitando outros entendimentos.

    Apareça sempre!

    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Delicioso o seu conto, parabéns, Assis Furriel!
    Muito criativo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Nazaré!

      Fico muito contente por ter gostado.

      Gostei muito também dos seus textos, tanto que seu blog já está na lista dos mues links aí do lado. Apareça sempre!

      Abr!

      Excluir
  19. Oi, meu irmão,
    adorei seu texto. Como apreciador das artes e como matemático. Vou usar nas minhas aulas.
    Abração,
    Marcos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Marcos!

      Obrigado por seu carinho. Foi demais sua visita aqui e lá em casa. E o show do Dudu nem se fale. Volte mais vezes. Aqui e lá!

      Abraço

      Excluir
  20. Oi amigo querido,
    concordo plenamente com Ricardo Campos: "Você é um grande contador de estórias." Porém, tua imensa sensibilidade e talento me trazem sempre belas surpresas e muitas vezes me comovem!! Maravilhoso trabalho na bela inspiração do poema "Pitagoreando"da Eliana!! Parabéns sempre!!!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deise,

      como eu estava ansioso por sua visita e pelo seu comentário para esse texto. Pois, como conversamos sobre ele queria que o conhecesse. Ainda bem que veio, leu e gostou. Obrigado pelo apoio e pelo carinho.

      Agora, fiquei curioso para saber pelo menos de uma surpresa comovente. rsrs...

      Volte sempre, minha amiga.

      Excluir
  21. Adorei o texto, meu amigo. Uma viagem e tanto. Muito criativo e bem escrito. Parabéns!

    ResponderExcluir
  22. Olá Rogério,

    Que bom que leu o texto. Pensei até que já tivesse lido anteriormente.

    Gosto muito de seus pareceres, por seu conhecimento e por sua generosidade. Abração, meu amigo.

    ResponderExcluir