segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Pelo sim pelo não



Quero falar um pouco desse disco importante da carreira desses dois artistas fantásticos que são Claudio Nucci e Zé Renato. Encontrei-o num canto meio escondido e empoeirado. Fazia muito tempo que não o escutava. Houve um tempo em que ouvi tanto esse disco que acredito por isso tenha dado um tempo dele. Mas, voltando agora a ouví-lo, depois de um longo período, é como reviver um tempo muito bom, quando se tem vinte e poucos anos.

O disco de interessante sucesso, devido a música título que fez parte da trilha sonora da novela, de enorme sucesso, "Roque Santeiro", é na verdade recheado de melodias e letras de extrema sensibilidade e poesia. Isso não toca no rádio, muito menos em novelas engraçadas das oito!

Quando o Claudio Nucci saiu do grupo Boca Livre, logo após o primeiro disco de 1979 (e olha  que esse primeiro disco é uma obra-prima), fiquei pensando o porquê. Ele era uma figura marcante. Talvez a mais marcante entre as outras figuras fantásticas. Pensei: que desprendimento! O segundo, o terceiro e os demais discos do grupo foram maravilhosos também e o Nucci não estava mais lá. No entanto, os primeiros discos solos dele, embora continuassem a não vender muito, também foram igualmente maravilhosos. Sua amizade com o parceiro Zé Renato (talvez a voz masculina mais bela e afinada da nossa música atual) já contava de antes ainda do Boca e eu acho que bateu uma saudade de cantar juntos, uma vontade de um reencontro. Dessa saudade e dessa vontade, surgiu esse trabalho em 1984. Maravilha para os que gostam da boa música que não se descarta. Pode, no máximo ficar no armário por um tempo, mas depois volta com toda vitalidade que lhe é própria.



1 Pelo sim, pelo não Claudio Nucci / Juca Filho / Zé Renato 
 2 Paino Claudio Nucci
3 Toda luz Zé Renato / Juca Filho
4 Papo de passarim Zé Renato / Xico Chaves
5 Atravessando a cidade Juca Filho
6 A hora e a vez Claudio Nucci / Ronaldo Bastos / Zé Renato
7 Quinhentas mais (Five Hundred Miles) H West / tradução Marcio Borges
H. West 8 Macondo Zé Renato / Xico Chaves
9 Mel da ilha Maurício Maestro / Claudio Nucci / Ronaldo Bastos / Zé Renato
10 Manágua Xico Chaves / Claudio Nucci
11 De nós Bizet / domínio público / adaptação Claudio Nucci



Resolvi criar alguns vídeos desse disco e disponibilizá-los no Youtube, pois só encontrava o "Pelo sim pelo não" da tão famosa novela global.






11 comentários:

  1. Ah!!!!
    Eu amo ouvir Zé Renato!
    Vc já escutou o cd que ele gravou com o Renato Braz "Papo de passarim"?
    Lindo dimais da conta!
    Seus videos ficaram excelentes!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Fatima!

    Já ouvi algumas músicas no Youtube. Não conhecia o Renato Braz e fiquei encantado. Ficou lindo o show dos dois! Bem lembrado.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Assis,


    Que maravilha de tesouro guardado. Adorei todas as músicas e a sua sensibilidade na construção dos vídeos. Obrigada pela oportunidade de cada vez mais oferecer canções tão belas.
    bjs!

    ResponderExcluir
  4. Valeu, Eliana!

    O que é bom temos necessidade de repartir com nossos amigos!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Olha como são as linhas tortas: ver o Claudio Nucci me lembrou de um álbum dele chamado Ê, Boi. Assisti o Nucci tocando num shopping e vendendo este CD independente, e praticamente forcei o grupo que estava comigo a se cotizar para comprar um (éramos um bando de duros) para dar de presente de aniversário a um do grupo, e assim eu poder gravar o CD dele… Mais tarde, emprestei o K7 a outro amigo, que fez o favor de perdê-lo. Fui procurá-lo agora e achei no blog Um que Tenha, já estou baixando. Abração.

    ResponderExcluir
  6. Olá Túlio,

    a história fonográfica do Nucci é mesmo difícil, apesar de belíssima. Vou te contar outra história que aconteceu comigo. Um amigo me convidou para ver um show dele na sala Sidney Miller, lá pelo início dos anos 90. Era o lançamento daquele que iria ser um CD, mas que por falta de patrocínio estava sendo vendo em K7 com o nome "Enquanto isso..." (naturalmente, uma alusão: enquanto o CD ou vinil - não me lembro dessa época ainda eram poucos os CDs - não sai, vai o K7 mesmo. Pois bem, comprei o K7. Lindíssimo, com "Sapato Velho", uma música linda sobre o bairro de Santa Tereza (Manhã de Santa de Tereza) e outras pérolas. Mais tarde, num progra de rádio com a Banda Zil (Globo Fm - Jazz+Jazz) Lembra? Ele falou que o disco ainda estava por sair e se chamaria "Luz e Breu", mas acredito que não saiu mesmo. Depois de muito tempo, emprestei o K7 a uma amiga (Sonia Regina) do Movimento Espírita que ficou encantada e nã ome devolvia. Insisti que era uma raridade e que eu o queria de volta. Pois ela me fez o favor de me devolver e ainda por cima me presenteou com o K& copiado em CD, que um amigo dela produzia. Logo, agora tenho tb em CD e ele é belíssimo. QQ hora pubçlico algo sobre esse trabalho do Nucci. São histórias e histórias de paixão e reverência pela música de qualidade e, principalmente, de poesia.

    Valeu, pela visita e pelo depoimento! Abs.

    ResponderExcluir
  7. Desejo felicidade,
    prosperidade, saúde,
    realizações, paz e tudo
    de melhor para você e toda
    a sua família nestas festas.

    Feliz Natal! Feliz Ano Novo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá Fátima!

    Obrigado pelos votos e quero lhe desejar os mesmos votos de felicidades neste Natal e no ano novo que está por chegar.

    Quero lhe dizer também, que estamos indo pra Minas passar o Natal com alguns familiares de lá! Pará de Minas é a cidade. Conhece? Na direção do Triângulo Mineiro. Minha esposa é de lá!

    ResponderExcluir
  9. eu tinha esse cd, e sumiu... simplesmente não acho mais nas lojas.

    Bassam J jr

    ResponderExcluir
  10. se puder me passar as músicas, agradeceria muito! bassamjr@gmail.com

    Obrigado

    ResponderExcluir
  11. Olá amigo,

    vou zipar os mp3 de todas elas e te enviar por e-mail.

    Aguarde!

    Abraço e
    volte sempre que quiser a esse espaço!

    ResponderExcluir