segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Enquanto isso... o disco de Claudio Nucci que não saiu!

Capa do K7
Recentemente, trocando novidades históricas musicais sobre Claudio Nucci com meu amigo Túlio Villaça, resolvi contar-lhe uma história sobre o cantor e compositor que acompanhei e presenciei a partir de uma apresentação sua. A história fonográfica do Nucci, apesar de belíssima, é mesmo difícil. 

Lá pelo início dos anos 90, se não me engano, no ano de 91, meu amigo Luiz Claudio, músico guitarrista, me convidou para ver um show dele na sala Sidney Miller. Era o lançamento de um novo trabalho, mas que por falta de patrocínio estava sendo vendido em fita K7 com o nome "Enquanto isso..." (naturalmente, porque enquanto o disco não saísse, o K7 resolvia). Não me lembro se nessa época o CD já era comum. Pois bem, comprei o K7. Resolveu mesmo. A obra é lindíssima, com Sapato Velho, uma música linda sobre o bairro de Santa Tereza (Manhã de Santa de Tereza) e outras pérolas. Sem contar a turma de primeira que o acompanhava, entre os quais Áurea Regina, Jaques Morelenbaüm, Mu Carvalho e por aí vai.

Mais tarde, no programa Jazz+Jazz da rádio Globo Fm, no qual se apresentava a Banda Zil, grupo do qual fazia parte, Nucci falou que o disco ainda estava por sair e se chamaria "Luz e Breu", mas acredito que não saiu mesmo. Aliás, um parêntese: (será preciso uma nova postagem somente pra falar da Banda Zil. Um cometa brilhante e magnífico que passou rapidamente por nós e não mais voltou). Mas, isso é uma outra boa história. 

Depois de algum tempo, emprestei o K7 a uma amiga que ficou encantada e demorava em me devolver. Fiquei aflito, com medo de perdê-lo. Como já havia acontecido com outros discos e livros (histórias comuns a muitas pessoas). Insisti que era uma raridade e que eu o queria de volta. Pois bem: ela me fez o favor de me devolver e ainda por cima me presenteou com um CD, que um amigo dela produzira a partir do K7. Importante frisar que nesse tempo esse tipo de transcrição ainda não era comum. Pouca gente fazia esse trabalho e ainda era caro. Logo, desde então, tenho a obra também em CD.

Essa e outras tantas histórias semelhantes são histórias de paixão e reverência pela música de qualidade e que nos sensibiliza de modo indelével!





Capa simples, improvisada para o CD com mensagem carinhosa
de minha amiga Sonia Regina, da qual me lembro sempre, 
principalmente, enquanto ouço Claudio Nucci.





29 comentários:

  1. Assis,


    Adorei os detalhes. Como já citado alhures, adoro ler as suas histórias porque parece que estamos também lá, no mesmo momento em que você
    retrata as situações. E as lembranças por escrito também são muito boas.
    Parabéns!!!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Olá Eliana!

    Como sempre muito gentil em suas palavras. Somente agora pude ler seu comentário. Estou em Minas novamente, mas estava num sítio, distante da cidade. Agora que chegamos em casa de nossos sobrinhos, pude acessar o blog.

    Aproveito para lhe desejar um Feliz Natal extensivo à toda família.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Oh, Assis, não conheci este seu blog. Muito bom!

    Você é um pescador de pérolas em mar bravio...;) Siga firme aí nesta jornada, que é a de preservar e difundir a boa música brasileira (que eu admiro e ouço, mas sem os requintes de percepção que percebo em você, no Luiz e no saudoso Zé Renato).

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Abel!

      Que bom que gostou do blog. Embora a música sempre tenha sido o objeto de maior interesse e aqui ela ganha maior destaque, escrevo sobre outros assuntos. Política, futebol, poesia, história, memórias entre outros. Passe sempre que quiser e puder e curta. Você será sempre bem-vindo!

      Abraço amigo!

      Excluir
  4. Grande Assis!!
    eu também tinha este K7 e acabei emprestando, só que o cara sumiu e fiquei sem nada. Realmente é uma raridade. Nem o próprio Cláudio Nucci lembra mais como se toca "Manhã de Santa Tereza". Outra música que eu adorava era "Bicho de Luz". Vou ver se vc postou esta também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Abdul,

      não postei não o "Bicho de Luz", mas posso fazê-lo. Você conhece pessaolmente o Nucci? Cê sabe que ele respondeu a um recado que deixei no site dele, no qual eu dizia sobre esse trabalho, deixando este link pra ele ver. Ele disse que gostou muito e me agradeceu pela lembrança. Eu gostaria muito de dar a ele a fita. Pois, já me disseram que ele mesmo não tem mais. Ele ficou de comentar aqui neste espaço, porém ainda não apareceu. Não sei qual é relamente o seu interesse sobre esse trabalho. Talvez, tenha passado pra ele, talvez não queira retomá-lo. O fato é que é uma obra prima por sua história e por sua qualidade. Tomara que ele reapareça e queira retomar as músicas. Gostaria muito de conhecê-lo pessoalmente.

      Abraço e aguarde a nova música que postarei no Youtube.

      Excluir
    2. Meu camarada,
      há muitos anos (acho que em 2000 ou 2001) ele fez uma apresentação no Madureira Shopping Rio. Aquilo pra mim foi um sonho, porque eu ouvia direto o K7 Enquanto isso . . . Eu pedi justamente que ele tocasse "Bicho de Luz" e "Manhã de Santa Tereza". Ele só tocou a primeira e se desculpou por não lembrar da segunda. Reparei que ele ficou surpresa que eu conhecia estas músicas rsrs

      Enfim seria ótimo se ele comentasse aqui, né ? Será que ele ainda lembra da apresentação lá no Madureira Shopping ? rsrs

      Excluir
    3. Nossa!
      O Claudio deveria reeditar esse trabalho, tal qual a fita. Infelizmente eu perdi a fita. Amo demais esse trabalho. Enquanto isso... espero que o um dia isso aconteça. Obrigada pelo post.

      Excluir
  5. Assis, parabéns pela história! tem como disponibilizar as demais canções? fiquei curioso pra ouvi-las.
    Abraço
    Paulo Borges, São Paulo
    pauloborges@prospecto.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que sim, Paulo!

      Será um prazer.

      Obrigado pela visita!

      Excluir
  6. Que tal colocar um link para download desse disco aqui, hein? Seria interessante. Já que não foi lançado mesmo, que tal dar esses presente aos fãs de Cláudio?

    Rafael

    ResponderExcluir
  7. Salve, Chico! Que resgate, cara! Eu perdi essas gravações, que ficaram numa fita que se deteriorou e não deu tempo de re-digitalizar... Um esmaecido mas válido registro ficou e você vem agora mexer nessas memórias. Bonita gravação com tantos amigos movidos para o projeto, gravado numa fazenda no estado do Rio. Valeu!

    Claudio Nucci

    ResponderExcluir
  8. Claudio,

    coisas como essa é que nos move a escrever nossas memórias e dividi-las com os amigos e quem mais chegar. Que bom conhecer alguém que a gente admira a partir de uma experiência vivida!

    Obrigado pela participação. Volte sempre!

    Abração.

    ResponderExcluir
  9. Assis, uma das mais maravilhosas contribuições que a Internet nos deu foi essa possibilidade de fazermos contato com artistas que nós admiramos e respeitamos, de forma democrática e sadia. E quer saber? Certamente os artistas também devem gostar da possibilidade de trocar essas experiências e esse carinho de forma tranquila. Essa geração de músicos e compositores são parte de uma período sensacional da música brasileira. Que bom ser brasileiro! Que bom ser músico! Abraços e Paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Marcio!

      Você tem toda razão. Que bom compartilhar nosso gosto pela música com os amigos de gosto igual.

      Valeu!

      Excluir
  10. Fala Assis, realmente esse K7 é maravilhoso.
    Fico imaginando quanta coisa bonita se perdeu em termos de arte em geral. Quanta coisa foi produzida e não foi registrada, ou não foi guardada, ou não foi divulgada.
    Muito bacana a gentileza do Claudio Nucci de comparecer aqui no seu blog. Ele parece ser uma pessoa muito agradável.
    Parabéns Assis pelo seu trabalho que possibilita que tantas pessoas afins se encontrem.
    David Oliveira

    ResponderExcluir
  11. Valeu, David!

    Sua participação aqui no blog me dá uma alegria muito grande.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  12. pena não ter todas as musicas.. muito bom mesmo!!!

    ResponderExcluir
  13. Amigo Assis Parabéns pelo blog muito bacana! esse material do Cláudio é realmente raridade! você tem como disponibilizar esse em download? adoraria colocar pra ouvir no carro e no Ipod!
    grande abraço e qualquer coisa meu email é ivangibb@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo,

      obrigado pela visita. Vou providenciar o envio dos arquivos para o seu e-mail.

      Abraço.

      Excluir
    2. Fico no aguardo e desde já muito grato! Abs

      Excluir
    3. Salve! Estamos aí sempre! (boa notíciam a banda Zil vai fazer um show no Miranda, 7 de maio!

      Excluir
    4. Salve, Claudio!

      Que bom tê-lo por aqui novamente e como uma notícia dessas então... Que maravilha!

      Imagino como deve ter sido difícil reunir essas sete cabeças geniais!

      Grande abraço.

      Excluir
  14. Caro amigo tinha como vc enviar para meu e-mail as musicas tenho curiosidade em conhecer esse cassete jasonvasconcelos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Assis! reconsegui este k7! mas pra que e-mail poderia mandar pra que vc voltasse a te-lo? Saiba que depois deste Nucci fez um outro divertidamente intitulado "Pirattyei-me" Aqui uma comunidade no orkut, que fiz pra lembra-lo: https://orkut.google.com/c18953559.html
    Se quiseres tbm te mando! Queres?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacana a ideia dele.

      Vc tem os arquivos em mp3?
      Se tiver, pode envia-los por aqui mesmo: Assis.furriel@gmail.com

      Eu ficaria muito agradecido.
      Não sei se contei, mas presenteei o claudio com a fita, já que o proprio não tinha mais a dele.

      De todo modo, como tenho os mp3, achei que seria legal dar a ele aquele registro.

      Valeu, amigo.

      Excluir
    2. Seria uma bôa se pudesse colcar essa fita (mp3) aqui para baixar. Eu acho que ainda tenho o disco (Volta e Vai) muito bom, com certeza os arquivos mp3 eu tenho. Bom blog, abrçs Paulinho Silva

      Excluir
  16. Grande Assis, faz muito tempo que escrevi aqui no seu blog. Eu tinha esse K7, emprestei para uma pessoa e ela sumiu com tudo. Vou deixar meu e-mail para você me enviar os arquivos de áudio do "Enquanto isso". abdulkarimtahaalkariokili@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Tenho uma amiga deficiente visual que gosta muito desse artista, e ela queria tanto essas músicas. Será que alguém poderia me enviar por e-mail? Sei que é uma postagem antiga, mas espero ter algum retorno. carlosflavio@hotmail.com ou flavioabusado@gmail.com

    ResponderExcluir