sábado, 14 de maio de 2011

Pensamento e Palavra II

Pensamento e palavra
não seriam irmãos de teu sangue?
não se amam e acariciam
e se debatem quando te aproximas?

E te escolhem na cama
aonde amas
e desamas
E se derramam nos teus braços
e imaginam teus desejos?

Pensamento e palavra também se escondem
de si mesmos
e contrariam a significação...

São teus irmãos,do mesmo sangue.
São irmãos na ventura e na aventura, no equilíbrio e na presença
E na ausência se desvelam em revelar o teu sentimento...

Ah, não sei o que digo nem o que penso
apenas pressinto o que temo
se não associo a tempo
a palavra ao pensamento...


por Maria Aparecida Barreiros (Cida) em 03/04/2011

7 comentários:

  1. Grande Assis,
    Bela poesia esta que nos agraciastes no seu blog. Gosto muito de visitá-lo, bem como também o blog da Liane, (http://versoseanversosfotogenicos.blogspot.com/2011/05/desprendimento.html#comments)
    Sinto-os (os dois blogs) cada vez mais como uma sala de estar: Chegamos primeiro em pensamento e depois ,ao próximo toque do mouse, nos descobrimos viajando nas suas palavras. Um local no qual, em tempos idos, nos reuníamos com amigos para tomar chá e ouvir poesias.
    E como o texto da poesia que você nos presenteou diz é difícil descrever momentos e pensamentos que por centenas de vezes nos surgem lindos, mas que as palavras, por sua, ou nossa incapacidade, retiram o raro da beleza.
    Abs
    Nelson

    ResponderExcluir
  2. Nelson,

    Obrigado, pelas palavras generosas.

    Que bom que apareceu. Finalmente, poderemos trocar algumas considerações via web. Sua opinião é muito importante pra mim.
    Lembro-me bem de você e de seus estudos na mocidade. Tb de nossos bate-papos pós reuniões. Sinto falta da disponibilidade daquela época.

    Quanto a este poema, é fruto de um comentário feito pela Cida em um outro post meu: "Pensamento e Palavra". Achei tão bacana que resolvi postá-lo tb.

    A Cida é uma amiga de longa data. Fez parte da Mocidade lá do Centro, de uma geração anterior à nossa. Da turma do Artuzinho, Louis, Ismael e por aí vai! Ela está sempre participando. Tem uma turma boa aqui. Você vai notar. E eu estou sempre pelos blogs dos amigos tb. Tem a Eliana, o Ricardo (fotógrafo), a Cida, a Kátia, todos com seus blogs. Tá tudo aí, nos links ao lado. Tem até um que é o blog da Joyce (cantora).

    Apareça sempre, Nelson. Será sempre um prazer recebê-lo!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Assis,
    Você não imagina como fico feliz quando leio que "A Cida é uma amiga de longa data"...
    Assim,me sinto cada vez mais sua amiga,e suas palavras acariciam meu "ego".
    Verdade,chego até a pensar que mereço tanta atenção e bondade em ter uma poesia registrada no seu blog! Obrigada,Assis,por ser meu amigo em tantas horas! Um beijo considerado! rsrsrs Cida

    ResponderExcluir
  4. É que você me cativou e me conquistou pra sempre!

    Até a formação de minha famíla (Rita, Eu e depois o João) teve, na sua gênese, a sua presença. Minha "madrinha"!

    bjs e até domingo!

    ResponderExcluir
  5. Ah,sou madrinha mesmo,fico prosa e sempre que possível,faço questão de dizer que aproximei o casal!!!!! Vocês também são meus amigos para sempre! Beijo da Cida.

    ResponderExcluir
  6. Madrinha do Assis,
    Que bela poesia! Pensamento e palavra são irmãos sim, porém, no ato de escrever, retiramos muitos pensamentos, né? Portanto, para além de irmãos, a palavra é fruto de uma escolha dos pensamentos que queremos registrar, os pensamentos são a gente por inteiro, as palavras é apenas uma parte da gente, a parte que escolhemos mostrar, a parte filtrada do nosso interior.
    Beijinhos

    ResponderExcluir