segunda-feira, 28 de março de 2011

Retrós


Poesias de
Eliana Pichinine


Lançado no último sábado (26/03) pelo selo FuturArte da Editora Multifoco, "Retrós" de Eliana Pichinine nos traz uma poesia ágil, cheia de significados e imagens, às vezes fortes, às vezes singelas. O livro revela uma autora sem tempo a perder. Sua poesia vai direto ao ponto que se quer, sem meias-palavras, quase nos obrigando a lê-la num só fôlego. Emocionante e envolvente, nos leva à reflexão sobre os aspectos mais humanos da vida. Temas como o amor, o desamor, a paixão, a família, a amizade, a arte, o tempo, memórias etc. são colocados com uma competência sintética de quem não faz rodeios. A prolixidade não vai estar no texto escrito, longe disso, está no que se pensa do que foi lido. É preciso, por vezes, pensar e descobrir sentidos mais profundos; em outros momentos, o nexo da ideia com o texto está ali mesmo na cara. Há de se reconhecer o talento de Pichinine para a "escrita taquigráfica", como observa André Luiz Pinto, autor do texto de sua contra-capa. Escrever muito em poucas palavras não é para qualquer um; é uma verdadeira arte. Além da contra-capa assinada pelo poeta e amigo André, o livro ainda apresenta uma orelha assinada por Marielza Tiscate, artista e amiga da autora e um lindo prefácio escrito por sua irmã, a filósofa Diana Pichinine. Logo, como se percebe, estamos diante de uma trama muito bem costurada por Eliana para nos prender ao livro, como na arte de coser. Faço uma referência ao poema "semente", da página 41, que Eliana oferece ao blogueiro que vos fala. Aliás, sua generosidade poética dedicou vários a outros tantos amigos.


     Semente

                                                                                                                       Para Assis Furriel


     A cultura
                                 na terra  
 cutuca
                                        a nuca da cria
da arte
                                         da germinação
                            
                                                               
                                                                                                         20/08/09


(In: PICHININE, Eliana- Retrós. Ed Multifoco, 2011,  p.41)


.

.

7 comentários:

  1. Assis,

    Que linda surpresa! Muito obrigada. Fiquei orgulhosa de ter você como um dos músicos da noite do lançamento. Parabéns pelo seu talento generalizado.

    Beijos,
    Eliana

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Eliana!

    O prazer foi todo meu!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Assis,

    Reparou que você teve um poderoso poder de síntese nesse texto? E ainda diz que não consegue sintetizar.Foi muito bom. Nem sei se eu conseguiria fazer toda essa análise em tão poucas palavras.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Eliana,

    a busca da síntese é um constante exercício para mim. Com certeza, foi o ritmo de "Retrós" que me inspirou.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Ao ler os poemas da Eliana, sinto exatamente isso, como se tivesse lido num fôlego, mas que, no entanto, faz a gente refletir por horas! Sua incrível síntese gera pensamentos infinitos em nossa mente.
    Quero poder conferir o livro!

    ResponderExcluir
  6. Katia,

    envie uma mensagem para ela no Facebook pedindo para saber como adquirir o livro. Ela fez assim com a Cida.

    Seus poemas são breves como aforismos. Seus significados são inúmeros e nos fazem pensar bastante. Vale muito ter o livro em sua cabeceira.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom mesmo, Assis, tanto o seu texto, quanto as performances musicais de todos! Amei! Quanto à Poesia da nossa querida Eliana Pichinine, parece um poderoso imã que irresistivelmente nos prende e nos faz ler, reler e tornar a ler de novo, encontrando nuances diversas nos levando a raciocínios mil e envolventes... Simplesmente wonderful!!!

    Deise Cordeiro Candreva

    ResponderExcluir