quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Verde que te quero ver-te no planalto!


Dizem que política não se discute. Dependendo da situação, às vezes é melhor mesmo não discuti-la. Porém, com a experiência de quem participou da história eleitoral brasileira sempre votando no PT, acredito que para o bem da democracia no Brasil, assim como para a ecologia, tão em voga ultimamente, a nação poderia colorir-se de verde.

A meu ver, a gestão de oito anos do Lula não fez muito bem a ele, assim como a do FHC, também não. Seria bom para o partido dos trabalhadores passar um tempinho na oposição novamente. Aliás, é o seu forte e seria um enorme serviço à nação. Se existe uma coisa que o PT sempre soube fazer é oposição. Oposição de qualidade. Coisa que no poder nunca teve. Um bom descanso cairia bem para o Lula baixar um pouco a soberba, assim como tem sido também para o Fernando Henrique. A alternância do poder, a meu ver, é fundamental para um Estado mais forte, mais democrático e justo. A longevidade de um indivíduo ou de um grupo no poder é deletéria e corrompe qualquer um.

Pensemos um pouco sobre a questão das liberdades do Estado democrático de direito. Ninguém pode se arvorar de ser o dono da verdade. Não podemos achar que alguém merece se perpetuar no poder porque deu casas, saúde ou educação. Essas são obrigações do Estado. Ninguém faz nenhum favor oferecendo isto. Como disse, é obrigação!

O discurso político precisa melhorar muito. Precisa oferecer novas propostas relevantes como acesso à Informação, ao esclarecimento político. Precisa fomentar a formação de uma consciência crítica na população mais simples. Acredito que isso seja possível. Afinal, como a esperança é a última que morre, ainda temos uma chance.

A propósito, a esperança é verde!


Um comentário:

  1. Concordo quando vc diz que o discurso político precisa mudar. Devemos reconhecer que, como povo brasileiro, estamos com estima mais elevada, em minha opinião, estamos vivendo o mais do mesmo. Acompanhando o fluxo global. Não que isto esteja errado a meu ver. O rio corre em direção ao mar, mas nós como povo, devemos estar para a política assim como a geologia está para os rios: fazendo com que o mesmo se adapte as condições regionais. Digo isto pois credito que, seja qual for o governo, a continuidade do que começou a ser feito no governo Itamar será também o forte do próximo governo, porém acredito que podemos pintar um pouco mais de verde esta história, assim como pintamos um pouco mais de vermelho os últimos oito anos de nossa história (um pouco!).

    ResponderExcluir