sábado, 30 de janeiro de 2016

Ausência

Por que, diante de tantas vivências, de tantos assuntos importantes ou não, passamos por momentos de ausência de inspiração? Será que é o cansaço do dia-a-dia? Penso que isso seja uma possibilidade. Todos, inclusive os grandes escritores, compositores, artistas, passam por esse mesmo problema. Uma outra coisa que considero é a dedicação devida como um compromisso. Por exemplo, escrever pelo menos uma vez no mês no blog ou ler um livro por semana. Penso que se tivermos esse compromisso, na hora em que pararmos para fazer o dever, daremos um jeito. Como estou fazendo agora. Então, o assunto vem. Nem que seja falar da própria questão da ausência de um modo geral. Fazer algo por encomenda costuma funcionar. Eu gosto.

Ausência de Deus, ausência de memória. Ausência, contrário de presença. A ausência é algo que serve até para medirmos a importância de alguém ou algo. Muitas vezes é preciso sentir a falta para darmos conta do devido valor.

Por outro lado, o Branco, a lacuna, o esquecer-se têm seu lado bom. Funciona como uma bolsa que precisa ser enchida aos poucos para poder se expandir. O sossego do ócio, do não fazer nada, é necessário para a criação.

Portanto, terei que me ausentar agora e dormir. Quem sabe amanhã, ou melhor, hoje pela manhã, acorde cheio de ideias boas em minha sacola. Boa noite.

3 comentários:

  1. é uma arte conseguir pôr no papel o sentimento do coração ou o pensamento da mente.Interessante como alguns pensamentos que passam como um flash na mente,alguém que nao conheço consegue traduzir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom esse seu feedback, Samara. Sabe, tenho rebido alguns comentários como esse seu. Esse é um dos grandes baratos de escrever na rede. Não nos conhecemos, mas somos em parte semelhantes. Afinal, somos seres humanos. Abraço.

      Excluir