quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Poesia de Manoel de Barros


Prezo insetos mais que aviões.
Prezo a velocidade
das tartarugas
mais que a dos mísseis.
Tenho em mim
esse atraso de nascença.
Eu fui aparelhado
para gostar de passarinhos.
Tenho abundância
de ser feliz por isso.
Meu quintal
É maior do que o mundo.


                                    (Manoel de Barros)

4 comentários:

  1. Manoel de Barros foi perfeito nessa valorização do tempo diferente, qualitativo, simples, natural, diferente dessa correria que a vida moderna capitalista nos empurra.
    Adorei a parte "Tenho abundância de ser feliz por isso. Meu quintal é maior do que o mundo", pois rompe com essa insatisfação eterna do capitalismo. A gente pode ser feliz com menos e se entender como satisfeitos, sem sermos forçados a romper o quintal, até porque muitos quintais são mesmo maiores do que o mundo, tem muito mais a oferecer e a ensinar que o mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Katia,

      quando li essa poesia senti um alívio muito grande por encontrar, nas palavras e ideias do poeta, meu desejo por uma vida mais simples. Sempre quis tornar a uma vida mais simples (não necessariamente simplória), longe dessa teia que você mesma anotou em seu comentário. Muitos entendem esse desejo como sendo uma fuga ou uma inabilidade por incompetência do modo moderno de vida. Não é. Muitas vezes nos tornamos peças manipuladas por um sistema que não escolhemos e que não nos suporta como seres pensantes e amáveis.

      Por isso curto os textos do Manoel de Barros, de Adélia Prado, de Drummond, de Cora Coralina e de tantos outros que expressam esse gosto telúrico e ao mesmo tempo espiritual pela vida.

      Bjs.

      Excluir
  2. Partilho dos seus pensamentos. Também tenho esse sentimento, dentro de mim, de busca de uma vida mais simples, e não simplória, como vc bem ressaltou. Percebo que é uma questão de escolha das importâncias pessoais e não do forçado modismo e cobranças sociais.
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Assis,

    Maravilhoso poema. Ele todo é uma obra de arte. "Eu fui aparelhado
    para gostar de passarinhos." mexeu comigo...Lembrei-me dos dias em que deixamos as asas tomarem rumo sem aprisionamento. Lindo, lindo...

    Grande beijo!

    ResponderExcluir