segunda-feira, 23 de abril de 2012

Um pouco sobre Pixinguinha, Donga e João da Baiana

     “Pixinguinha, João da baiana e Donga formam um trio-ícone da história inicial do samba. O primeiro, cujo nome de batismo é Alfredo da Rocha Vianna Filho, ligado mais ao gênero choro, foi de grande importância por sua genialidade e erudição musical. Até hoje, considerado um dos maiores compositores da música brasileira. Seu Carinhoso de 1917, letrado por Braguinha (João de Barro) em 1937, é cantado e cantarolado por todas as gerações de brasileiros graças ao mega-sucesso na voz de Orlando Silva, na gravação do mesmo ano da letra. Instrumentista genial, influenciou os regionais que apareceriam em profusão. Um dos nomes mais constante é o do flautista Benedito Lacerda, com o qual formou dupla. Jacob do Bandolim é um exemplo de gênio-discípulo do grande mestre. Dentre os sucessos deixados pelo músico estão Os Oito Batutas (c/Benedito Lacerda), tango, 1919; Patrão, prenda seu gado (c/Donga e João da Baiana), chula raiada, 1931; Conversa de crioulo (c/Donga e João da Baiana), samba de partido-alto, 1931; Rosa (c/Otávio de Sousa), valsa-canção, 1937; Um a zero (c/Benedito Lacerda), choro, 1949; Lamento (c/Vinícius de Morais), choro, 1962. Todas essas músicas e muitas outras marcam a sua trajetória.

     João da Baiana (João Machado Guedes), filho de baianos, foi um grande ritmista, tendo desenvolvido este talento desde pequeno junto à comunidade baiana da qual fazia parte. Sua primeira composição é de 1923: Pelo amor da mulata. Outras composições marcantes são Cabide de molambo, Patrão, prenda seu gado, Batuque na cozinha.

     Por último, Donga (Ernesto dos Santos) que era filho da baiana Amélia e, como João da baiana, também foi criado em meio às festas e tradições da citada comunidade. Mais que uma história de repertório que, aliás, não foi muito extensa, a importância de Donga está associada à modernização do samba, cuja profissionalização tomou impulso a partir do registro e da gravação de “Pelo telefone”. Fez parte junto com Pixinguinha dos Oito Batutas, tendo excursionado para Argentina e Europa, depois da consagração carioca. Outras composições de Donga: Bamba-bambu, Passarinho bateu asas, Macumba de Oxossi (Diniz: 2006)."



O trio (Donga, Pixinguinha e João da Baiana) em depoimento ao Museu da Imagem e do Som,
no final dos anos 60. (Foto de autor desconhecido)


 (Monografia (parte) “SAMBA E MODERNIDADE - O samba como agente transformador na primeira metade do século XX” de 2010, de Francisco de Assis Furriel Gonçalves)

4 comentários:

  1. Você já ouviu a gravação do Martinho da Vila para Patrão, prenda seu gado? Essa é dos três, e no fim o Martinho os chama de "Santíssima Trindade da música popular brasileira".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Túlio,

      que bom ter vc por aqui novamente. Tenho passado de vez em quando lá pelo seu blog, sempre lendo os textos interessantes que vc escreve, embora nem sempre comentando.

      Olha, rapaz, já ouvi sim essa gravação do Martinho e lembro da citação que vc menciona. Ouvia muito os discos do Martinho da Vila, desde garoto. Essa gravação consta no seu disco de 1974, "Canta canta, minha gente". Eu cito em minha monografia sobre o samba da chamada 1ª geração do samba e sobre as três gravações feita pelo Martinho da "Santíssima Trindade do Samba". Na ordem: "Batuque na Cozinha", no disco de mesmo nome de 1972; "Pelo Telefone", no disco "Origens", de 1973 e finalmente "Patrão..." de 74.

      Acho essa informação preciosa. Tenho feito publicações de parte desse trabalho aqui no Blog do Chico, em doses pequenas. Sinto e percebo que os leitores têm dificuldades com textos longos. Eu, particularmente gosto. Contanto que seja interesante, informativo e prazeroso, não tem problemas. Mas, o fato é que tenho percebido isso e tenho procurado postar textos mais curtos. Numa próxima oportunidade, falarei sobre o registro de "Pelo Telefone" e citarei o Martinho, com certeza.

      Obrigado pela presença!

      Abs.

      Excluir
  2. Oi Francisco! Como podemos ter acesso aos seus estudos? Abração!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse sobre o samba é apenas uma monografia do curso de graduação. Não publiquei na rede, apenas algumas partes aqui pelo blog mesmo. Se quiser me passe seu email que eu te envio o trabalho em pdf. Ao lado, verá meus contatos.

      Excluir