quinta-feira, 16 de abril de 2015

Anúncio


Eliana 

Vestido rendado
pelo tempo
procura alguém
disposto a conhecer
a alma dessa
exclusiva peça


                     Eliana Pichinine



Um dos meus poemas preferidos da safra de ótimos e inspirados poemas da autora de Retrós, livro já comentado por aqui na época do seu lançamento.


(In: PICHININE, Eliana- Retrós. Ed Multifoco, 2011, p.34)


quarta-feira, 1 de abril de 2015

Deus perdoa?

Foto: Rita Sales Lopes
Acredito que essa resposta possa estar contida na afirmação de Paulo de Tarso que disse: “Perdoai, pois, meus amigos, a fim de que Deus vos perdoe...”. Essa frase se encontra no capítulo X de "O Evangelho Segundo o Espiritismo", item 15. Ora, se a condição do perdão de Deus se baseia na ação do perdão que pratico, logo, perdoar é perdoar-se a si próprio. 
Na questão 621 de "O Livro dos Espíritos", Kardec pergunta aos Espíritos Superiores: “Onde está escrita a lei de Deus?” e estes respondem: “Na consciência”. 

Muitas vezes, ainda que esquecidos dessa verdade, somos, intuitivamente, levados a crer na existência de Deus e na sua Justiça. Deus não deve se ocupar de tratar dos juízos de todas as suas criaturas, pois para este fim, deixou a nosso próprio encargo o livre discernimento do bem e do mal viver. Temos, portanto (uns mais, outros menos), a noção dessas leis que regem as relações humanas, quer sejam no plano físico ou no plano invisível.

Deus perdoa através de suas leis que, escritas em nossas consciências, impõem-se a partir de nós mesmos.


Obs.: Essa questão "Deus Perdoa?" me foi feita pelo Serginho Antinareli como um exercício filosófico doutrinário. Foi muito bom esse exercício!


Saúde e Paz!